ABNT 14725-Produtos Químicos
Produtos Químicos: Classificação GHS, Rotulagem e FISPQ (MTE-NR 26 e ABNT-NBR14725)
OBJETIVO: O curso pretende aprofundar o conhecimento de profissionais envolvidos em gestão segura de produtos químicos para o melhor entendimento e aplicação da MTE-NR 26 e ABNT-NBR 14725, que estabelecem o GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals) como sistema de classificação de perigo de produtos químicos e definem um modelo para a elaboração e preenchimento de uma Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), como também, as informações de segurança a serem incluídas na rotulagem de um produto químico perigoso. O curso apresentará e capacitará os participantes para a utilização do sistema GHS incorporado na ABNT-NBR 14725, como também, quanto as exigências para a elaboração de uma FISPQ e de um rótulo de produto químico.
Carga horária: 16 h
PRÉ-REQUISITO: Maior de 18 anos
PUBLICO ALVO: Pessoas que trabalham na área química.
Programa
O curso se desenvolverá por meio da apresentação de material visual, exposição oral dos instrutores e pela interação com os participantes, com desenvolvimento de exercícios de classificação de perigo conforme GHS e análise crítica das informações contidas em exemplos de FISPQ e rótulo. Atividade prática com navegação pela internet em sites de busca de informações de perigo.
- Sistemas de classificação de produtos perigosos e sistemas mais utilizados GHS - Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos.
- ABNT-NBR 14725:2009: Parte 2 – Sistema de classificação de perigo (GHS) e critérios para classificação de substâncias e misturas perigosas.
- BNT-NBR 14725:2014: Parte 4 – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) , apresentação , detalhamento e discussão.
- ABNT-NBR 14725:2012: Parte 3 – Rotulagem, apresentação e Breve discussão.
- Elaboração de um rótulo e análise crítica de FISPQ ; Definição das informações e elaboração prática de um rótulo ; Procedimentos para verificação da coerência e qualidade das informações fornecida na FISPQ ; Adoção de um sistema de classificação de produtos perigosos.